Expressão da emoção

                                   Edu



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                        EXPRESSÃO DA EMOÇÃO

Expressar qualquer emoção tem um sentido duplo: é incrível, pois dar passagem ao que sentimos é importante para a própria elaboração da situação, mas preocupante porque ao falarmos, criamos uma conexão com o outro, que ora pode ser benéfica, quando há um entendimento sensível entre as partes, ou ora pode ser um tanto negativo, se o interlocutor se distanciar da situação.

E aí, o que fazemos então? Ignoramos o que sentimos com medo do que vão pensar de nós, pelo temor das possíveis reações ou por que temos receio de nos mostrar vulneráveis?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que 70% dos educadores têm dificuldade em expressar o que sentem. Será diferente em terras tupiniquins? Será que esta dificuldade não se estende a todos os segmentos de trabalho? É só olharmos para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor para constatarmos que esta estatística também pode muito bem se aplicar a nós.

E percebam que dado interessante, mas não bom: de acordo com pesquisas as mulheres expressam mais suas emoções, no que se referem as positivas. Quanto ao expressar as emoções negativas, por exemplo, tristeza e ansiedade, elas internalizam mais que os homens (BRACKETT, 2021). E o resultado é a onda de intolerância e vulnerabilidades mentais que nos percorrem.

E por que isso acontece? Socialmente existe uma injustiça. Homens que perdem o controle são vistos como tendo reações normais. A mulher que perde o controle está neurótica, desiquilibrada ou coisa do tipo.

Para além de todos esses dados, o que devemos atentar é para o fato de que precisamos expressar o que sentimos. Existem diversas maneiras de se fazer isso: podemos conversar com um amigo confidente, fazer terapia ou análise, ter um caderno – diário – e anotar o que nos aconteceu e o que sentimos com o que nos aconteceu... A questão é buscar um caminho possível e seguro.

Mark Brackett (2021,p.150) lista os benefícios que angariamos quando expressamos o que sentimos: “diminui a frequência a consultas médicas, melhora a função imunológica, reduz a pressão arterial, melhora o estado de ânimo a longo prazo, reduz o estresse, melhora o desempenho acadêmico e diminui as faltas no trabalho”.

Que sigamos pensando...  

Um grande abraço para você!

Comentários

Ox Indústria do Cinema

Ox Indústria do Cinema
Livia Rosa Santana representante e diretora da empresa OX em Uberlândia,MG.

Rádio Barreirinha de Portugal

Rádio Barreirinha de Portugal
Programa " Toda Prosa e Desenrolada"

Revista Total

Revista Total
CEO: Marcelo Mesquita

Topssimo Assessoria

Topssimo Assessoria
Empresa da CEO Lívia Rosa Santana

Revista Ox Indústria Cinema

Revista Ox Indústria Cinema
Colunista da Revista Ox Indústria Cinema

Programa TV Animal

Programa TV Animal
Parceria com o Programa TV Animal do Jota Júnior

Programa Point MIx

Programa Point MIx
Parceria do Programa Point Mix

Revista Karioquissimos

Revista Karioquissimos
CEO da Revista Karioquissimos

Revista G Magnetar

Revista G Magnetar
Colunista da Revista GMagnetar

Revista Digital Destaque

Revista Digital Destaque
Colunista da Revista Digital Destaque

Revista Mais Bonita Online

Revista Mais Bonita Online
Colunista da Revista Mais Bonita Online

Mundo GTV

Mundo GTV
Repórter e colunista do Portal Mundo GTV

Jornal Folha Kariocas

Jornal Folha Kariocas
Colunista do Jornal Folha Kariocas

Postagens mais visitadas deste blog

Distração digital

Amor pelo inanimado

Vulnerabilidade