Punição insuficiente

                         




SAÚDE TOTAL


CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                PUNIÇÃO INSUFICIENTE

Pense nas seguintes situações: se você for pego em alta velocidade certamente será punido com uma multa, principalmente se o perímetro tiver radares. Se for pego por um professor, fazendo consulta no livro sem ser autorizado, pode se sentir humilhado diante da situação que viverá. Diante do fato de que muitas situações têm sanções não muito agradáveis, será que a punição nos ajuda a sermos mais honestos com nossas ações? Vamos ver!

Algumas pesquisas mostram que a punição mais severa, como uma surra para um filho que insiste em bater na irmã, faz com que apenas o garoto não aja da maneira violenta quando estiver sendo vigiado. Então, assim que tiver oportunidade, longe dos olhares dos responsáveis, vai agir de maneira agressiva.

E por que isso acontece?

Porque para ter uma ação coerente é necessário que haja um efetivo desenvolvimento de um conjunto permanente de valores. Vamos ver como funciona na prática.

Se a punição for severa, o agressor ou transgressor de qualquer lei, já tem uma justificativa pronta para sua ação. Principalmente se ele estiver sendo observado. Mas e se for aplicada uma punição branda? O que acontece?

Se alguém agir de maneira errônea e receber uma punição branda, imediatamente emerge a pergunta: o que vai acontecer comigo? Como a punição vai ser menos severa, na psique a justificativa não fica completa. Desta forma, este alguém terá que buscar uma justificativa para a atitude, para tentar se convencer de que, na verdade, não deseja fazer o que executou.

Assim, o que chamamos de justificação externa – uma situação que justifica alguma ação -  não vai funcionar, tendo o indivíduo que buscar uma justificação interna – uma mudança de atitude para justificar um comportamento. É neste momento que os valores são acionados, pois quanto mais justificação interna, menos a justificação externa torna-se necessária. Como é na justificação interna é que entramos em contato com nosso sistema interno, mais ponderados nos tornamos, portanto, mais conscientes de nossas ações. Portanto, mais conscientes, mais valorosos, assim, mais propensos a agir de formas mais interessantes.

Então, contrariando o senso comum, a punição severa é menos efetiva que a punição branda. Então, se colocarmos em pauta tantos contextos sociais em que ela se faz presente, podemos concordar com as pesquisas recentes sem titubear.

Um grande abraço para você!

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Comentários

Ox Indústria do Cinema

Ox Indústria do Cinema
Livia Rosa Santana representante e diretora da empresa OX em Uberlândia,MG.

Rádio Barreirinha de Portugal

Rádio Barreirinha de Portugal
Programa " Toda Prosa e Desenrolada"

Revista Total

Revista Total
CEO: Marcelo Mesquita

Topssimo Assessoria

Topssimo Assessoria
Empresa da CEO Lívia Rosa Santana

Revista Ox Indústria Cinema

Revista Ox Indústria Cinema
Colunista da Revista Ox Indústria Cinema

Programa TV Animal

Programa TV Animal
Parceria com o Programa TV Animal do Jota Júnior

Programa Point MIx

Programa Point MIx
Parceria do Programa Point Mix

Revista Karioquissimos

Revista Karioquissimos
CEO da Revista Karioquissimos

Revista G Magnetar

Revista G Magnetar
Colunista da Revista GMagnetar

Revista Digital Destaque

Revista Digital Destaque
Colunista da Revista Digital Destaque

Revista Mais Bonita Online

Revista Mais Bonita Online
Colunista da Revista Mais Bonita Online

Mundo GTV

Mundo GTV
Repórter e colunista do Portal Mundo GTV

Jornal Folha Kariocas

Jornal Folha Kariocas
Colunista do Jornal Folha Kariocas

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

Efeito holofote